segunda-feira, 19 de março de 2012

A Guerra dos Canudos


A GUERRA DE CANUDOS.

A Guerra de Canudos ocorreu na Bahia por volta de 1896 e 1897, essa Guerra ocorreu por causa de Antônio Vicente Mendes Maciel, mais conhecido como Antônio Conselheiro nascido em 1830. Antônio Conselheiro já foi comerciante, professor e advogado, casado e sua mulher o largou para morar com um sargento e passou a andar pelo sertão sem rumo por vinte e cinco anos, e começou a acreditar que era enviado de Deus, para acabar com as diferenças sócias econômicas do mundo, e também algumas pessoas falavam que ele era contra a republica e   pregando a favor da monarquia, era contra o casamento, e cobrança de impostos, ele acreditava muito que o mundo acabaria em poucos anos, chegou a Canudos em 1893, pregando ele conseguiu recrutar várias pessoas, escravos, mendigos,e e outras pessoas que achavam que ele era um enviado de Deus, e que ele poderia salvar eles no fim próximo.

Com esses pensamentos seus seguidores começavam a roubar acreditando que o fim estava próximo e que fazia tudo isso por Deus.  A comunidade de Arraial de Canudos foi crescendo tanto que atingiu 25mil habitantes em poucos anos que Antônio Conselheiro estava por lá que rebatizaram a Vila de Belo Monte. E com isso, aos poucos os jornais começaram a falar que ela era um perigoso monarquista, e todos começaram e as outras pessoas acharam isso também por influência da imprensa.






A Vila de Belo Monte ficou tão conhecida que os fazendeiros começaram a pressionar o governo para acabar com essa cidade de Belo Monte, porque os fazendeiros não queriam que eles se tornassem autossustentáveis, e os fazendeiros perdendo mão de obra, foram para cima do governo, o governo bem que tentou acabar com a Vila de Belo Monte, mas não conseguiram, tentaram ao todo quatro vezes, até que pediram ajuda do Exercito da República. Em 1897 depois de tantas guerras os soldados no total 12mil, acabaram com a Vila de Belo Monte, puseram fogo em toda vila, os soldados tinham as armas mais modernas para a época, matou toda a população da vila em Outubro de 1897, Antônio Conselheiro foi morto, e teve sua cabeça arrancada, alguns falam que ele morreu de disenteria, outras pessoas falam que ele morreu por estilhaços de granada. Essa Guerra durou quase um ano matou 25mil pessoas, degolaram milhares pessoas.



BIBLIOGRAFIA:










Nenhum comentário:

Postar um comentário