terça-feira, 20 de março de 2012

História na minha vida estudantil

A importância da história na minha vida acadêmica é que me informa do que aconteceu  no passado, com isso tenho plena convicção do momento que vido, graças a busca de informações sobre o passado.

segunda-feira, 19 de março de 2012

Estádio Mineirão

O Estádio do Mineirão é um ícone para Belo Horizonte, palco para shows, jogos do Atlético e Cruzeiro, mas muitos não sabem sua história.

O Estádio do Mineirão é o Segundo Maior Estádio do Brasil (perdendo só para o Maracanã) e Vigésimo nono maior do Mundo. Em 1940  começaram a ter ideia de ter um estádio em Belo Horizonte para sediar a Copa do Mundo em 1950 que seria o futuro Independência, porque os estádios do Cruzeiro,Atlético e America não tinham mais condições de terem jogos, não cabiam mais de 15 mil pessoas, como disse em 1940 comeram a pensar em um estádio para Belo Horizonte sediar a copa de 1950, com muito custo e lentidão conseguiu terminar o estadio em 99,9% porque faltava uma pequena parte, e reclamavam de não ter espaço suficiente para a imprensa, e outros critérios.

Depois de ocorrer a Copa do Mundo, em 1950 começaram a cobiça, quereriam de qualquer jeito um estádio maior ainda que o Independência, que cabecem 100 mil torcedores ( hoje só caberão 64% disso), só em 1956 que começaram a planejar esse grande projeto, mas a área era da UFMG mas isso não interfere muito, pois, o reitor da UFMG concordou com a construção do Monumento.

As obras começam em 1959, e criaram um órgão que comandaria a administração do estádio, que seria (AENG mais tarde ADENG) , mas essa grande obra, os engenheiros não tinham certeza que a terminarias por vários motivos como: falta de dinheiro, pouco mão de obra. No começo pediram 100 milhões de cruzeiros, mas isso não foi o suficiente, pois, o dinheiro evaporou só com o começo da obra. Engenheiros foram até ao Maracanã para verem os erros do estádio do Rio de Janeiro para não acontecer o mesmo no Monumento Mineiro. Pendido mais dinheiro para as obras, não foram aceitos.

Com a falta de $$, o Mineirão começou a chamar pessoas quem queria trabalhar e qualifica-las, com isso o serviço foi rendendo. Em 1964 para 1965 o Mineirão foi o Estádio mais moderno do Mundo. Para apressar a obra lançaram um plano que era 24h por dia dividido em 3 turnos, depois deste projeto o Mineirão ficou pronto em 8 meses.

Em 2004 o Mineirão passou por um tapa, mudou o placar e colocaram telão, colocaram cadeiras na parte superior do Mineirão e arquibancada inferior.


Em 2009, apresentou o projeto para a Copa do Mundo o Mineirão está passando por mais uma reforma de modernização. Em 2010 o Mineirão é fechado para começar as reformas, para abaixar o gramado, instalar 166 amortecedores e hastes verticais, colocarão cadeiras em 100% do estádio, aumentará a área de imprensa, reduzirá a capacidade de torcedores de 76 mil para 64mil e 500, e aumento do estacionamento.

























P.S:Verificou-se depois de um tempo que as obras do Mineirão em 1959 ficaram super faturadas, com o dinheiro gasto dava para construir um Mineirão e mais meio.



Com Base na fonte:  http://pt.wikipedia.org/wiki/Mineir%C3%A3o

A Guerra dos Canudos


A GUERRA DE CANUDOS.

A Guerra de Canudos ocorreu na Bahia por volta de 1896 e 1897, essa Guerra ocorreu por causa de Antônio Vicente Mendes Maciel, mais conhecido como Antônio Conselheiro nascido em 1830. Antônio Conselheiro já foi comerciante, professor e advogado, casado e sua mulher o largou para morar com um sargento e passou a andar pelo sertão sem rumo por vinte e cinco anos, e começou a acreditar que era enviado de Deus, para acabar com as diferenças sócias econômicas do mundo, e também algumas pessoas falavam que ele era contra a republica e   pregando a favor da monarquia, era contra o casamento, e cobrança de impostos, ele acreditava muito que o mundo acabaria em poucos anos, chegou a Canudos em 1893, pregando ele conseguiu recrutar várias pessoas, escravos, mendigos,e e outras pessoas que achavam que ele era um enviado de Deus, e que ele poderia salvar eles no fim próximo.

Com esses pensamentos seus seguidores começavam a roubar acreditando que o fim estava próximo e que fazia tudo isso por Deus.  A comunidade de Arraial de Canudos foi crescendo tanto que atingiu 25mil habitantes em poucos anos que Antônio Conselheiro estava por lá que rebatizaram a Vila de Belo Monte. E com isso, aos poucos os jornais começaram a falar que ela era um perigoso monarquista, e todos começaram e as outras pessoas acharam isso também por influência da imprensa.






A Vila de Belo Monte ficou tão conhecida que os fazendeiros começaram a pressionar o governo para acabar com essa cidade de Belo Monte, porque os fazendeiros não queriam que eles se tornassem autossustentáveis, e os fazendeiros perdendo mão de obra, foram para cima do governo, o governo bem que tentou acabar com a Vila de Belo Monte, mas não conseguiram, tentaram ao todo quatro vezes, até que pediram ajuda do Exercito da República. Em 1897 depois de tantas guerras os soldados no total 12mil, acabaram com a Vila de Belo Monte, puseram fogo em toda vila, os soldados tinham as armas mais modernas para a época, matou toda a população da vila em Outubro de 1897, Antônio Conselheiro foi morto, e teve sua cabeça arrancada, alguns falam que ele morreu de disenteria, outras pessoas falam que ele morreu por estilhaços de granada. Essa Guerra durou quase um ano matou 25mil pessoas, degolaram milhares pessoas.



BIBLIOGRAFIA:










Um pouco sobre a vida da maior escritora brasileira.



Cecília Meireles foi uma grande escritora brasileira nascida no dia 7 de novembro de 1901, na cidade do rio de janeiro. Órfã de pai e mãe, Cecília Meireles foi criada pela avó, Dona jacinta. Formou-se professora e com apenas 18 anos de idade publicou seu primeiro livro “Espectro”.
No ano de 1922, Cecília casou-se com o pintor Fernando Correia Dias e com ele teve três filhas. Cecília fundou a primeira biblioteca infantil do Rio de Janeiro no ano de 1934 e escreveu várias obras na área de literatura infantil. Após vários anos sofrendo com a depressão o marido de Cecília suicidou-se em 1936 e quatro anos depois Cecília casou-se novamente com o engenheiro agrônomo Heitor Vinicius da Silveira. Cecília publicou o livro “Viagem” no ano de 1939 e com esse livro ganhou o prêmio de poesia  da Academia Brasileira de Letras.Cecília Meireles veio a falecer em sua cidade natal no dia 9 de novembro de 1964. Mesmo depois de sua morte continuaram a lançar seus livros até seu ultimo livro lançado em 2007 que foi 55° livro.

História da Escola Cecíla Meireles

No ano de 1989 o governo com o Banco Centra do Brasil fizeram um plano de construir várias escola a homenagear a escritora Cecília Meireles. No dia 20/01/82 foi autorizada a mudança da sede da Escola Estadual Cecília Meireles do prédio situado à Rua Guajará Nº 250, bairro Don Cabral para o prédio da rua B Nº 05 – esquina com Rua 34, Barreiro. Em 25/01/85 foi aprovada a extensão de séries para a escola.
No dia 26/03/97 foi aprovada a implantação do projeto UAI – Justiça e Cidadania, na modalidade de Curso Regular de Suplência, correspondente ao ensino fundamental  de 5ª á 8ª série, no turno da noite, pelo prazo de 4 anos, na Escola Estadual Cecília Meireles. E com o ultimo documento que tenho em mãos, afirma que a partir de 1999 foi autorizado o funcionamento do Ensino Médio na Escola Estadual Cecília Meireles de São Paulo.

Primeira postagem

Posto aqui, a primeira de mutas postagem do blog, tenho como objetivo de passar de ano,e terminar meu ensino médio para isso crio esse blog para a disciplina de História. E terminado esse não será a minha unica postagem virá mais algumas em virtude do ano.